• YouTube Social  Icon

Contactos: Telefone: 219442067 / 916160489 / 965168166 eMail: paroquiademoscavide@gmail.com © 2013 Pároco: José Fernando da Silva Ferreira

Grupo Bíblico Bom Pastor

Ana Rebelo
Maria Alice Coelho

Objetivos

Aprofundar cada vez mais a Palavra de Deus, para a pormos em prática no dia a dia junto dos que nos rodeiam.

Renovar o grupo com elementos mais jovens.

Convidar os frades Capuchinhos para voltarem a Moscavide ou, se não for possível, realizar Cursos Bíblicos, que venham falar  sobre a Sagrada  Escritura

Principais Atividades

O grupo Bom Pastor formou-se quando os frades Capuchinhos há cerca de 35 anos, vieram à Paróquia dar Cursos Bíblicos. Elementos foram saindo, outros entrando, mas com a graça de Deus ainda continuam alguns desde o início.

Constatamos que o amor á Palavra de Deus, nos mantém caminhando sempre num desejo de saber cada vez mais o que o Senhor nos quer dizer com a Sua Palavra. Para ler a Bíblia, porque não é um livro qualquer, só aprendendo a consultá-la e a amá-la, uma vez que é a Palavra que vem da boca de Deus.

Partilhamos todas as sextas-feiras às 15 horas a Palavra que a Igreja ao longo do ano litúrgico nos propõe nas Leituras das Missas dominicais.

Depois do acolhimento, entregamo-nos sempre ao Espirito Santo, para que a sua Luz nos permita entender o que o Senhor nos quer dizer num capitulo ou num versículo da leitura Bíblica que se lê. Cada elemento interioriza e partilha, com muito respeito e amizade, o que a Palavra lhe disse, só desta forma a nossa Fé pode fortalecer e crescer, para ser vivida e transmitida a quem nos rodeia.

Temos um pilar de apoio, a nossa querida Irmã Rosária, que nos tem ensinado muito com todo o seu saber e vivência, esclarecendo-nos sobretudo em temas mais difíceis de entender, tudo é pouco quando falamos sobre o Amor e Sabedoria de Deus, que pelos Profetas e Seu Filho Jesus Cristo nos vieram ensinar como devemos amar os nossos irmãos.

Depois de meditarmos nas leituras dominicais e levarmos um propósito dentro do seu contexto, para vivenciar durante a semana, estamos muito mais recetivas na Eucaristia dominical a perceber as homilias a que tanto gostamos de assistir.

Aparentemente um grupo com pouca relevância na Paróquia, dado ser constituído por elementos de idade avançada, mas, a retaguarda que procuramos viver, está na nossa oração pelos problemas da Paróquia e pelo nosso Pastor, pelos doentes e mais necessitados quer financeiramente quer com graves problemas familiares. Estamos sempre atentas umas ás outras, porque também temos os nossos problemas, há um propósito, não transvasar para fora do grupo os desabafos de qualquer das irmãs.

Além da formação que a Irmã Rosária no vai dando, vários membros do grupo assinam a Revista Bíblica que, não sendo muito conhecida é de qualidade indiscutível e nos dá muitos conhecimentos e propostas de vivência entre os irmãos, porque o mais difícil é vivermos uma Fé com obras.