
Catequese

Catequistas Coordenadoras:
Ana Dulce Pereira
Filomena Capelo
Odete Marçal
Patrícia Guedes
Catequistas:
Adélcia Vaz
Aleida Brito
Ana Renda
Anabela Afonso
Andreia Guedes
Céu Correia
Filomena Santos
Gonçalo Guerreiro
Joaquina Gonçalves
José Ribeiro
Luísa Caravela
Margarida Domingues
Maria Correia
Olga Santos
Rita Santos
Sílvia Barata
Sílvia Ribeiro
Susana Fernandes
Teresa Monteiro
Teresa Oliveira
Vanessa Matias
Objetivos
A Catequese é um percurso de dez anos (acompanhados por 10 catecismos), agrupados em 4 etapas. No fim de cada etapa há uma festa “maior”, sendo o final de cada catecismo marcado por uma festa própria

A cada uma destas etapas corresponde um objectivo que no seu conjunto compõem a caminhada de Fé e na Fé de cada uma destas crianças que entram “crianças” e “saem” adolescentes, cada vez mais conscientes e empenhados na Comunidade.
Assim, e tal como preconizam os Guias dos nossos catecismos, com a 1ª etapa, pretende-se que a criança descubra e se insira progressivamente na Comunidade a que pertence. Na 2ª, faz-se uma primeira síntese da fé cristã. Na 3ª, e já adolescente, faz-se a descoberta de Jesus Cristo como Amigo e a grande referência para o sentido da vida e a resolução das grandes questões existenciais. E, chegados à 4ª etapa, os adolescentes consolidam a consciência do seu compromisso comunitário e eclesial, para além de fazerem uma nova síntese da fé, “agora no horizonte adolescente e juvenil”.
Principais Atividades
Na Catequese, não podemos falar propriamente de actividades, sobretudo no sentido que esta palavra, geralmente tem -actividades de ocupação do tempo livre-. Pretendemos que as nossas “actividades” levem as nossas crianças e adolescentes a descobrir e valorizar o sabor do SERVIÇO. É por isso que, em Igreja, e, logicamente, na Catequese, o importante é aliar ACÇÃO e ORAÇÃO, pois uma sem a outra não faz sentido. Fazendo nossas as palavras do nosso Papa, a nossa acção sem oração transforma a Igreja numa “ONG (Organização Não Governamental) piedosa”.
Então, neste sentido de ligação acção-oração-vida, fazemos algumas acções, como por exemplo:
• um retiro antes de qualquer uma das Festas a que queremos dar mais realce: Primeira Comunhão, Profissão de Fé, Crisma;
• participação na Peregrinação Paroquial a Fátima;
• reuniões de Pais de modo a fortalecer a ligação Catequese-Família;
• participação nas várias procissões paroquiais.