• YouTube Social  Icon

Contactos: Telefone: 219442067 / 916160489 / 965168166 eMail: paroquiademoscavide@gmail.com © 2013 Pároco: José Fernando da Silva Ferreira

Catequese

Teresa Oliveira

Vanessa Matias

Objetivos

A Catequese é um percurso de dez anos (acompanhados por 10 catecismos), agrupados em 4 etapas. No fim de cada etapa há uma festa “maior”, sendo o final de cada catecismo marcado por uma festa própria ​

A cada uma destas etapas corresponde um objectivo que no seu conjunto compõem a caminhada de Fé e na Fé de cada uma destas crianças que entram “crianças” e “saem” adolescentes, cada vez mais conscientes e empenhados na Comunidade.

Assim, e tal como preconizam os Guias dos nossos catecismos, com a 1ª etapa, pretende-se que a criança descubra e se insira progressivamente na Comunidade a que pertence. Na 2ª, faz-se uma primeira síntese da fé cristã. Na 3ª, e já adolescente, faz-se a descoberta de Jesus Cristo como Amigo e a grande referência para o sentido da vida e a resolução das grandes questões existenciais. E, chegados à 4ª etapa, os adolescentes consolidam a consciência do seu compromisso comunitário e eclesial, para além de fazerem uma nova síntese da fé, “agora no horizonte adolescente e juvenil”.

​Principais Atividades

Na Catequese, não podemos falar propriamente de actividades, sobretudo no sentido que esta palavra, geralmente tem -actividades de ocupação do tempo livre-. Pretendemos que as nossas “actividades” levem as nossas crianças e adolescentes a descobrir e valorizar o sabor do SERVIÇO. É por isso que, em Igreja, e, logicamente, na Catequese, o importante é aliar ACÇÃO e ORAÇÃO, pois uma sem a outra não faz sentido. Fazendo nossas as palavras do nosso Papa, a nossa acção sem oração transforma a Igreja numa “ONG (Organização Não Governamental) piedosa”.

Então, neste sentido de ligação acção-oração-vida, fazemos algumas acções, como por exemplo:

• um retiro antes de qualquer uma das Festas a que queremos dar mais realce: Primeira Comunhão, Profissão de Fé, Crisma;

• participação na Peregrinação Paroquial a Fátima;

• reuniões de Pais de modo a fortalecer a ligação Catequese-Família;

• participação nas várias procissões paroquiais.